terça-feira, 23 de novembro de 2010

Boca Jrs. quer disputar Liga dos Campeões!

Stand do Boca Juniors na Soccerex - foto: Paulo WrencherFonte> não vou revelar mesmo!

Não satisfeito com as seis Copas Libertadores e os três Mundiais expostos em seu museu, o Boca Juniors, agora, pretende conquistar a Europa. E sonha com a Liga! Um plano ambicioso do marketing xeneize prevê que o clube faça de um pequeno europeu – provavelmente espanhol – uma filial boquense, com as mesmas cores e escudo da matriz.

A princípio, a parceria seria uma forma de aproveitar valores subutilizados na equipe principal, além de estreitar laços com o mais poderoso mercado econômico do mundo da bola.

De acordo com Pablo Fuentes, gerente de marketing do Boca, este é o topo da pirâmide de marketing desenhada por seu departamento.
Para ilustrar e dar forma ao sonho, Fuentes falou da penetração que a equipe tem no Velho Continente. O gerente atribuiu às conquistas recentes e ao carisma de Diego Maradona, embaixador mundial da equipe de La Boca, o reconhecimento planetário dos argentinos como um dos grandes do futebol mundial.

Atualmente, 10% das receitas de merchandising do clube são provenientes de países de fora da América do Sul.

– Já estamos conversando sobre isto, sim. Além de montar um time, queremos ganhar a Liga dos Campeões. É um sonho, mas esta é a ambição – confirmou Fuentes.

A relação com a Europa vem de longe. Em 1925, o Boca foi o primeiro clube argentino a excursionar por lá. Em 19 partidas, ganhou 15, empatou uma e perdeu três. Graças ao feito, a Associação de Futebol Argentino (AFA) concedeu o título de campeão de honra de 25.

Uma paixão sem fronteiras

De acordo com Pablo Fuentes, gerente de marketing do clube argentino, o que mais representa a marca do Boca Juniors é a força de sua torcida. O dirigente não hesitou em contar grandes feitos dos fanáticos pelo Boca.

– Se eu te falar que só a torcida do Boca é fanática na Argentina, estaria mentindo. Há outras muito fanáticas, como a torcida de River Plate e Independiente. Porém, a diferença é que seguimos em peso nosso time. Já jogamos no Japão com dez mil fãs no estádio, que foram acompanhar a equipe.

Pablo lembra também de um episódio na Grécia:

– Em um treinamento antes do jogo contra o Aris Salônica, na Grécia, oito mil pessoas estiveram no estádio cantando nossas músicas.

Boca aberta para os EUA
O Boca também volta suas baterias para os Estados Unidos. Além do sonho de disputar futuramente a Liga dos Campeões, há negociações avançadas no sentido de ter uma versão norte-americana do Boca na Major League Soccer (MLS), a liga profissional norte-americana.
Em maio deste ano, o clube argentino participou de um giro pelos EUA. Na ocasião, a equipe enfrentou o Los Angeles Galaxy e o Seattle Sounders. Contra o Galaxy, metade do estádio estava pintado de azul e ouro, cores do clube.
A ideia de fincar bandeira no maior mercado consumidor do mundo é confirmada por Pablo Fuentes, gerente de marketing boquense.
Atualmente, o mexicano Chivas, atual vice da Libertadores, é o único clube latino-americano a ter representante nos Estados Unidos (sede na Califórnia). Também há clubes canadenses na MLS.

Bate Bola
Pablo Fuentes, gerente de marketing do Boca
O que fez o Boca Juniors ser mais reconhecido internacionalmente do que qualquer outro clube sul-americano?Vencemos 16 títulos em dez anos. Soubemos tirar partido disto, sem dúvida. Temos convênios com clubes de fora da Argentina, o que fomenta nossos planos de expansão da marca. O Boca é requisitado em todo o mundo
E qual é a diferença do Boca Juniors para os outros?É o poder do nome e do escudo. Nós nos achamos os maiores, assim como todos se acham, mas há um fanatismo impressionante da nossa torcida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário