domingo, 7 de novembro de 2010

Eh a vida... Quem lembra dele?


Tirou o Fla de uma situação precária em 2009, e comandando a equipe conquistou o título. Foi eleito o melhor técnico no ano, é ex-volante e atualmente luta contra o rebaixamento pra a Série C.

Após conquistar o título brasileiro pelo Flamengo em 2009, Andrade pode, mais uma vez, terminar o ano como herói. Tentar salvar o modesto Brasiliense da queda para a Série C não estava nos planos do atual detentor do prêmio de melhor técnico do país. Nada, no entanto, que acabe com o objetivo do ex-volante em seguir atrás de novas conquistas.

Demitido do Flamengo no fim de abril, Andrade esperava conseguir de imediato um novo clube. De cara, veio a primeira dificuldade: nas outras vezes em que assumiu e deixou o comando o time rubro-negro, o treinador voltava à função que exercia anteriormente no clube, fosse na base ou como auxiliar. A impressão deixada no mercado era de que a situação se repetiria. Mas o técnico estava desempregado.

Por sinal, era um cenário novo para Andrade. Pela primeira vez, estava no mercado. Sem empresário, o técnico via seu telefone tocar insistentemente a cada vez que um colega era demitido. Em média, de dez a 12 agentes o procuravam prometendo-lhe o posto recém-aberto. Dizia a todos que poderiam negociar em seu nome.

Andrade se viu, então, em meio a um leilão que prejudicou sua imagem. Tanto que somente em junho recebeu a primeira proposta oficial, do Atlético-GO, mas não aceitou as condições impostas. A partir daí, apenas clubes da Série B o procuraram.

Em princípio, a posição de Andrade foi descartar a Segundona, na esperança de que aparecesse uma oportunidade melhor. Cinco meses depois, quando estava mais em baixa, recebeu ligação do ex-senador Luiz Estevão, dono do Brasiliense. Teria de salvar o time da degola sem sequer assinar um contrato. Acordo e respaldo seriam verbais. O "sim" significou não um passo atrás, mas a manutenção de um objetivo.

Cronometragem...

-23/7/2009-
Cuca é demitido do comando do Flamengo. Como já havia acontecido em várias outras oportunidades, Andrade assume interinamente o comando da equipe. Na época, o Rubro-Negro era o 11o. colocado no Brasileirão.

-1/8/2009-
Andrade é efetivado no cargo após duas vitórias em dois jogos, sobre Santos (2 a 1) e Atlético-MG (3 a 1). Jogadores e torcida já se manifestavam a favor da permanência do treinador.

-6/12/2009-
Após arrancada histórica, Flamengo conquista o hexacampeonato brasileiro. Andrade é apontado como um dos principais responsáveis pelo título. No entanto, a permanência do técnico para o próximo ano segue em aberto.

-16/12/2009-
Após longa novela, Andrade renova com o Flamengo. Técnico já se incomodava com a demora nas negociações quando aceitou a oferta de R$ 150 mil mensais. Na época, dizia ter propostas do Oriente Médio.

-23/4/2010-
Andrade é demitido do Flamengo após o revés para o Botafogo na final da Taça Rio e da sofrida classificação para as oitavas de final da Copa Libertadores. Pressões políticas pesaram na saída do treinador.

-10/6/2010-
Sem propostas oficiais do futebol brasileiro desde que deixara o Flamengo, o técnico recebe oferta do Atlético-GO. Não há acordo entre as partes.

-14/9/2010-
Desta vez, Andrade é procurado pelo Ipatinga. O clube mineiro, no entanto, sequer chega a fazer uma proposta, por conta da negativa do treinador.

-23/9/2010-
Por intermédio do empresário Edson Cândido, Andrade acerta com o Brasiliense. Técnico, no entanto, não assina contrato com o clube. Acordo até o fim do ano é apenas verbal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário